Fonte: Digital Signage Today, por Tim Griffin, Fundador e CEO da Userful

Tradução livre

Existem muitas formas de exibir Vídeo Walls, cada uma delas têm vantagens e desvantagens. Programas para gerenciamento e controle de Vídeo Walls são necessários quando um cliente precisa de mais poder e flexibilidade para o seu Vídeo Wall. Antigamente, você só conseguia encontrar controladores de Vídeo Wall de alto custo, porém já podemos encontrar no mercado soluções de custo acessível e de alta qualidade. Neste artigo vou discorrer sobre situações em que é útil e necessário um programa para o controle e o gerenciamento de Vídeo Walls.

Para começar, precisamos entender como se controla um Vídeo Wall sem um programa específico. Um controlador de Vídeo Wall fornece controle total para um número elevados de displays/monitores, entregando o conteúdo perfeitamente sincronizado em uma variedade de configurações disponíveis. Quando você não usa um controlador, você pode montar um Vídeo Wall estendendo a área de trabalho, limitando a resolução, a quantidade de displays/monitores e o layout do seu Vídeo Wall. Muitos players para Vídeo Wall possuem alguns softwares, porém o usuário também é limitado a exibir somente uma série de configurações compatíveis com o equipamento, além da necessidade de displays específicos que são caros.

Soluções não específicas têm várias limitações, incluindo tamanho máximo do Vídeo Wall e resolução. Isto nos leva a refletir no primeiro motivo da necessidade de se ter um controlador de Vídeo Wall. É importante pensar na qualidade da imagem que você quer entregar para o seu usuário.

videowall2

Outra limitação que você se depara ao não usar um controlador de Vídeo Wall é a da impossibilidade de implementar Vídeo Walls em locais diferentes. Sem um controlador de Vídeo Wall você fica limitado a uma zona definida de Vídeo Wall, com um controlador de Vídeo Wall você pode disponibilizar Vídeo Walls em qualquer local da sua rede.

video-wall-12Se você quer inovar e criar um layout exclusivo, você não irá conseguir sem um controlador de Vídeo Wall. Um controlador de Vídeo Wall irá permitir que você consiga layouts diferentes, como 1×10 e sem perda de qualidade. Sem o controlador de Vídeo Wall você fica limitado a resolução fonte original e ainda assim com qualidade baixa.

video wall 3Além disso, controladores de Vídeo Wall modernos (como o Userful) permitem a criação de Vídeo Wall artísticos, ampliando suas possibilidades criativas. Para um Vídeo Wall artístico você precisa de um controlador de Vídeo Wall, caso contrário estará limitado a um Vídeo Wall em formato retrato ou paisagem.

Controladores de Vídeo Wall fornecem muito mais que apenas controle. Se o seu projeto vai exigir conteúdo interativo (HTML5, TV ao vivo, vídeos, etc.) ou múltiplas entradas e fontes de conteúdo simultaneamente, um controlador de Vídeo Wall é definitivamente necessário. Os melhores controladores de Vídeo Wall entregam ao cliente uma interface intuitiva para gerenciamento e configuração de conteúdo diversos.

logo-userful-1024x302A razão pela qual as pessoas têm tradicionalmente evitado controladores de Vídeo Wall é o custo alto e a complexidade. Controladores de Vídeo Wall tradicionais muitas vezes custam muito e são muito complicados de administrar. No entanto, agora existem controladores de Vídeo Wall que eliminam estes problemas, trazendo plataformas intuitivas e por um custo baixo.

Em vez de exigir um hardware específico e complexo para lidar com cenários exigentes, como conteúdos em 8K, soluções de Vídeo Wall modernas podem transformar um PC padrão em um controlador de Vídeo Wall.

Se quer ter controle do Vídeo Wall e precisa de mais do uma extensão de área de trabalho, você vai precisar de um controlador de Vídeo Wall. A compra de um controlador de Vídeo Wall não vai estourar o seu orçamento. Você vai poupar dinheiro com soluções que vão permitir que você economize com hardwares, pois não irá mais, necessariamente, precisar de monitores nem hardwares específicos. Há opções para todos os bolsos.

Tim Griffin é fundador e CEO da Userful. A ThinNetworks é distribuidora exclusiva da Userful no Brasil.