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Cenário

Com aproximadamente 80 profissionais e parque computacional com 80 estações de trabalho em funcionamento, o SINE/AM necessitava adaptar-se ao novo sistema disponibilizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, que objetiva auxiliar o trabalhador ofertando os serviços de cadastramento para colocação e recolocação no mercado de trabalho, inscrição para cursos de qualificação profissional e habilitação ao benefício do seguro-desemprego. O advento de tal sistema impunha a renovação completa do maquinário utilizado e a escassez de recursos surgia como maior obstáculo.

Seria necessário investir os limitados recursos em equipamentos de baixo custo, que oferecessem desempenho satisfatório, mesmo contrariando as recomendações dos desenvolvedores do novo sistema, que sugeriam máquinas convencionais, porém o valor para aquisição estava muito além da realidade. A opção por utilizar Thin Clients despontou como uma excelente alternativa.

Uma equipe de técnicos da DATAPREV, Ministério do Trabalho e Emprego, SINE/AM e da Netcom Telecomunicações e Informática (revenda ThinNetworks credenciada em Manaus) estiveram nos laboratórios da ThinNetworks em Brasília/DF, onde realizaram testes de funcionamento com os equipamentos, obtendo resultado favorável ao uso da aplicação.

Implantação

A implantação ocorreu em duas etapas. A primeira, já concluída, consistiu na implantação de 01 novo servidor, dimensionado para 30 thinclients, que já estão em operação. Na segunda, 02 novos servidores já foram adquiridos, visando a contingência e a instalação de 30 Weeclients, totalizando 60 estações de trabalho substituídas por Thin Clients.

Com a utilização do dispositivo TC-Flash, oc PC’s obsoletos não foram descartados, mas transformados em thinclients que equiparão o futuro telecentro do órgão que prestará relevantes serviços à população manauense.

Resultados

“O investimento realizado permitiu que renovássemos o parque computacional dos principais setores do SINE/AM com valores muito inferiores ao das máquinas convencionais, facilitando a manutenção, reduzindo consumo elétrico e permitindo que sobrasse recurso para a substituição dos servidores de rede, atendendo aos prazos estabelecidos para implantação do novo sistema”, comentou Fábio Heverton, gerente de TI do órgão.

“Não imaginávamos conseguir renovar o parque computacional dos postos de atendimento com uma solução tão simples de instalar e manter e extremamente eficiente como os multiterminais”, afirma empolgado o Sr. Paulo Júnior, diretor executivo do SINE/AM.

Solução

Inicialmente foram realizados investimentos no modelo Dot.Station, que equiparam o posto central de atendimento ao público. A segunda etapa do processo de transição para a nova tecnologia consistirá na substituição pelo modelo Weeclient, em função do alto desempenho, facilidade de gerenciamento, compatibilidade com diversos sistemas operacionais, redução do consumo elétrico, excelente custo-benefício e design. Os demais postos de atendimento da capital foram equipados com multiterminais, cuja solução foi adquirida completa, desde os PC-Servers até os áudio-hubs e licenças de software visando a padronização tecnológica.