Hospfar

Cliente

Desde a sua fundação em Goiânia no ano de 1991, a Hospfar vem crescendo e se destacando como uma empresa moderna à frente de seu tempo.

O sonho dos quatro jovens empreendedores ultrapassou os limites de Goiás, instalando no Distrito Federal sua primeira filial. Não parou mais, Recife e Belo Horizonte foram às próximas a receberem a qualidade Hospfar,  Cuiabá, Belém e recentemente São Paulo foram escolhidas como pontos estratégicos para aberturas de novas filiais, todas seguindo o mesmo padrão de qualidade. Uma empresa inovadora em constante atualização tecnológica e permanente busca de novidades na área da saúde. Uma organização pronta para atender qualquer região do país!

O seu diferencial competitivo no mercado é conquistado pela agilidade e no cumprimento dos prazos de entrega, gerando maior conforto e credibilidade junto aos seus clientes.

Cenário

A Hospfar tem oito filiais espalhadas pelo Brasil e cada uma dessas filiais possuía um link dedicado (MPLS) de 512kb cada, além de um link de 2mb para acesso à internet. Ao todo, eram mais de R$11.000 por mês gastos somente em links que permitiam conexão à internet para 280 computadores.

“Não tinha como negociar velocidades do MPLS e não era possível investir em mais um link de internet para cada filial, pois era muito caro”, revelou Sancho Messias, Analista de TI da Hospfar.

“Estávamos presos no crescimento de máquinas e na rede. Tudo que fazíamos aumentava o custo dos links”, completou Sancho.

Buscando reduzir os custos e criar o balanceamento de internet nas filiais e matriz a Hospfar buscou no Peplink uma alternativa.

Solução

O balanceador de carga Appliance Peplink da ThinNetworks mantém a internet estável e garante sucesso para todos os tipos de aplicações que envolva comunicação com internet como por exemplo reuniões de negócio via conferência online, de voz e imagem. Com a necessidade do ambiente corporativo em manter o link estável, cresce a cada dia a necessidades de investimentos em balanceadores de rede. Assim a conexão é mantida e atende o cliente final de forma confortável e confiável.

Nada melhor que o Peplink para soluções VoIP (Voice over Internet Protocol), já que permite conectividade próxima a 100%. Isso elimina latência ou jitter (atraso de imagem ou perda de áudio).

Implantação

Foi retirado todos os links MPLS e foi colocado mais um link de internet de 2 mb. “Além disso, fizemos o balanceamento dos links e VPN (rede de comunicações privada normalmente utilizada entre uma empresa e suas filiais)”, explicou Sancho. A Hospfar migrou todo sistema TOTVS para a VPN balanceada.

Para atingir seu objetivo, a empresa adquiriu um Peplink 380, duas unidades do modelo 710, além de um 210 em cada uma das oito filiais. Todas interligadas em VPN.

Resultados

De forma imediata a Hospfar deixou de gastar R$11.000 por mês em links de internet, obteve aumento da segurança nos pregões e acesso a internet da empresa com redundância. “Agora nossas filiais não ficam sem internet em função da redundância de links”, comemorou Sancho.

O número de funcionários com computador cresceu para 620 e o custo dos links de internet saíram pela metade do preço dos antigos links MPLS.

“Hoje na matriz temos três links de 10 mb balanceados com VPN atendendo toda empresa e estamos atingindo a marca de 70 servidores interligados com alta performance”, diz Sancho.

De acordo com a área de TI da Hospfar, a “velocidade do sistema aumentou a qualidade de atendimento em nosso call center, melhorou a forma de negociar com as operadoras, por estarmos usando dois links de operadoras diferentes, além de aumentar a segurança dos dados entre as filiais já que agora é tudo criptografado”, revelou o Analista de TI da Hospfar mostrando completa satisfação com a solução adquirida.

Solução

  • Conecta até sete diferentes provedores de acesso à internet simultaneamente;
  • Distribui com equilíbrio o tráfego de acesso, aumentando o desempenho da conexão;
  • Possui algoritmos avançados de balanceamento de carga;
  • Tráfego de rede distribuído entre os links de internet disponíveis;
  • Alta capacidade de troughtput, que garante o upgrade para novos serviços de internet;
  • Gerenciador de tráfego de saída para otimizar a velocidade dos links;
  • Economia na contratação de links dedicados.

“A velocidade do sistema aumentou a qualidade de atendimento em nosso call center; melhorou a forma de negociar com as operadoras, por estarmos usando dois links de operadoras diferentes, e aumentou a segurança dos dados entre as filiais já que agora é tudo criptografado”. Sancho Messias, Analista de TI da Hospfar