HCP

Cliente

O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) iniciou suas atividades em 9 de novembro de 1945 já com o objetivo de ser uma instituição de saúde de direito privado, sem fins lucrativos e de reconhecida utilidade pública. De lá para cá, tornou-se referência no seu campo de atuação no Norte e Nordeste do Brasil e, em sua jornada cumpre com esforço e determinação o papel de assistir doentes que sofrem de câncer e informar à população sobre a importância da prevenção deste mal. Além das atividades de ensino e pesquisa médica-oncológica, o Hospital é dedicado à prevenção, diagnóstico e tratamento especializado de pacientes portadores de câncer.

Cenário

O Hospital do Câncer de Pernambuco conta com uma equipe de cerca de 600 funcionários e 120 estações de trabalho com o Sistema Operacional Windows XP instalada.

Objetivando uma redução de custos significativa sem perda de qualidade nos serviços, a possibilidade de gerenciamento centralizado, e otimização de espaço físico, a equipe de Tecnologia da Informação, verificou a necessidade de troca de seus PCs comuns por Thin Clients.

Solução

Discreto, compacto e de baixo consumo elétrico, o Weeclient garante alto desempenho e gerenciamento centralizado. Seu padrão VESA permite que a solução seja acoplada atrás da tela do monitor. A placa mãe possui processador de 1 GHz, 256MB de memória RAM e três portas USB, além de entrada para fone de ouvido, microfone e saída de vídeo. A solução exclusiva da ThinNetworks é compatível com os softwares padrão do mercado, incluindo Sistemas Operacionais (S.O.) Windows e Linux.

O produto já acompanha uma licença do WTware, desenvolvido especialmente para suportar protocolo RDP (sistemas Windows). Além de aceitar Boot PXE (download do S.O. pela rede), o Weeclient também permite a utilização de um dispositivo de armazenamento (SD Card) para instalação local do Sistema Operacional.

Implantação

A implantação aconteceu em três fases. A primeira, consiste na implantação de 01 novo servidor e 20 Weeclients. Na segunda, foram adquiridos mais dois novos servidores e mais 10 Weeclients, totalizando 30 estações de trabalhos substituídas por Thin Clients. Ao fim da terceira e última fase de implantação, o HCP  instalou 8 servidores para 120 Weeclient, representando a totalidades das estações de trabalho da instituição.

Resultados

“O investimento inicial que nós fizemos em 20 Weeclient foi fechado com o valor menor do que se investíssemos em 20 estações de trabalho normais, além da  economia em relação ao licenciamento de software como Windows, antivírus, Office e etc.”, comemorou Edson Matos, Gerente de TI do Hospital do Câncer de Pernambuco, informando, em seguida, que a solução surpreendeu a todos. “Os funcionários, principalmente a equipe de TI, ficaram surpresos com o resultado, com a ergonomia e com a facilidade de uso da solução. Ela é simples de instalar, de ligar, de desligar e rápido ao inicializar. Realmente muito bom”, completou Edson.

Solução

  • Gerenciamento de TI centralizado.
  • Facilidade de proteção e gerenciamento de rede.
  • Baixo custo de hardware.
  • Por volta de 97% de economia em energia.
  • Resistência a ambientes hostis.
  • A ausência de cooler causa menor dissipação de calor para o ambiente.
  • Não possui ruídos (ao contrário dos PCs).
  • Possui maior vida útil, gerando menos lixo eletrônico.
  • Todo processamento e armazenamento são feitos no servidor local de forma remota, com possibilidade de ser local com SD Card.