Gravia

Cliente

Os irmãos Gravia fundaram uma pequena serralheria em 1961 na cidade de Brasília, quando esta completava seu primeiro ano como Capital Federal. O pequeno negócio de família se transformou em uma forte marca. A Gravia representa hoje a maior força da indústria metalúrgica no Centro-Oeste, crescendo com qualidade por todo o Brasil. Gravia Portas e Janelas e Gravia Indústria de Perfilados recebem certificação ISO 9001.

Cenário

A dificuldade de manutenção e gerenciamento de suas quase 200 estações de trabalho eram os principais problemas enfrentados pela Gravia. “Muitas máquinas que quebravam e ficavam paradas. Cerca de 12% de nossas máquinas eram consertadas toda semana”, explicou Carlos Alberto Gravia, Gerente de TI da empresa. Questões relativas a quebra de HD, vírus, processador e placas mãe queimadas devida as altas temperaturas eram os principais obstáculo enfrentados pela Gravia para se ter uma rede em pleno funcionamento.

Solução utilizada

Os Thin Clients funcionam como CPUs, mas não possuem a necessidade de armazenar informação local, fazendo com que o sistema operacional e demais softwares sejam centralizados e processados em um servidor. Com isso, é possível obter maior controle nas ações executadas pelo usuário na estação de trabalho, além de reduzir o custo de energia elétrica, manutenção de hardware e software para cada estação de trabalho. Esta solução é voltada para aplicações como: navegação na internet, editores de texto, planilhas, e-mails e apresentações. Tudo com o melhor desempenho do segmento.

Implantação

A Gravia instalou cerca de 160 Thin Clients em substituição aos antigos PC´s em todas as suas sete filiais espalhadas pelo DF. Ao todo são 140 TC Net – M e 20 Weeclient. O restante das estações da empresa está sendo trocado gradativamente. “A ideia é trocar tudo e já estamos fazendo isso. Cada PC que sai de uso, é substituído por um Thin Client”, garantiu Júnior, responsável pelo gerenciamento da rede da Gravia. Por volta de 90% de todas as estações de trabalho da empresa usam a solução Thin Client da ThinNetworks

Resultados

O gerenciamento e a manutenção foram as principais mudanças apontadas por Carlos Alberto Gravia. “É genial! A substituição do HD e a diminuição de temperatura das estações nos dá uma melhor e mais prática maneira de gerenciar as estações e uma drástica diminuição nos gastos com manutenção”, comemora Carlos Alberto.  A otimização de pessoal também é outro fator positivo. Toda a manutenção das quase 200 estações de trabalho, nas sete lojas espalhadas pelo DF, é feita por quatro funcionários. Isso representa mais uma forma de diminuição de gastos.

Solução

  • Baixo investimento inicial;
  • Baixo custo de administração de TI;
  • Facilidade de proteção e gerenciamento de rede;
  • Baixo custo de hardware;
  • Menor custo para licenciamento de softwares;
  • Baixo consumo de energia;
  • Não desperta interesse dos ladrões, diminuindo risco de furto;
  • Resistência a ambientes hostis;
  • Menor dissipação de calor para o ambiente (economia com ar condicionado);
  • Não possui ruídos (ao contrário dos PCs);
  • Manutenção muito baixa;
  • Possui maior vida útil, gerando menos lixo eletrônico